Plenária estadual do CMOR

2 Repostas

CMOR

20160109_095047No período de 8 a 10 de Janeiro/2016, na cidade de Limoeiro, no Agreste Setentrional, a 78km do Recife; foi realizada a nossa Plenária, com a participação de 100% dos Conselhos Centrais , nossa Diretoria, o Tripé dos CCentrais (CCA,CJ e ECAFO), Secretários e Tesoureiros dos CC’s .

O acolhimento teve início na sexta-feira com o jantar e o Momento de Espiritualidade.

No sábado, às 8h30min da manhã, a Plenária foi iniciada pela presidente do CMOR ,
Consócia Sônia Cavalcanti saud
ando todos com as boas vindas e orientando-os quanto à programação do evento. Em seguida, a anfitriã do espaço (Escola Cônego Fernando Passos Ltda), a Consócia Conceição Marques, orientou sobre a estrutura do espaço e alimentação.

20160109_091431
Com as Orações Iniciais Tradicionais da SSVP, o Assessor Espiritual do CMOR, Padre José Moreira Ribeiro deu início à Programação, que teve como principal motivação a temática que que irá nortear nossas atividades durante todo ano de 2016: UM OLHAR DE CARIDADE, cujos capítulos nos convidam a refletir a ‘CARIDADE’, na perspectiva de diversos ‘OLHARES’, a saber:
I – O Olhar de Deus
II – O Olhar da Igreja
III – O Olhar de Vicente de Paulo
IV- O Olhar de Frederico Ozanam
V- O nosso Olhar
O autor nos convida a perceber a diferença entre VER e OLHAR. Segundo ele, para OLHAR é preciso VER.
Diferente de simplesmente VER , o OLHAR se preocupa em perceber o que acontece à nossa volta, conosco e com o mundo.
O OLHAR é sensível; o autor reforça que DEUS vê as motivações do coração, que são cheias de amor, de entusiasmo e de esperança; eis a razão de relacioná-lo com o TRABALHO VICENTINO.
A temática nos foi muito bem apresentada pelo Padre Moreira, CM, que nos instigou durante todos os 5 capítulos, de sua apresentação.

Em seguida, ilustrando a Palestra, nossa secretária, a csc Simone 20160109_105428Karla, nos levou a refletir que ‘devemos sair da escuridão em que vivemos’ , para enxergarmos com OLHAR de OZANAM, através de uma dinâmica.

Dando prosseguimento à programação, foi apresentado na 1a Plenária dessa Gestão, o Plano de Ação de nossas atividades para o período de: SET/2015 – SET/2019,
pela Presidente e toda sua Diretoria.

Realizamos duas Oficinas após essas apresentações:
– De SECRETARIA e TESOURARIA, proferidas pela Consócia Simone e pelo Confrade Ivaldo, respectivamente
inclusive com apresentação e instruções de preenchimentos dos novos mapas.
E fazendo-nos refletir quão importantes são esses departamentos para a eficácia e agilidades das ações para as unidades vicentinas.
– Do TRIPÉ ( CCA/CJ/ECAFO), a qual as Consócias Keliane e Ana Paula e o Confrade Igor ficaram responsáveis
Objetivando o avanço das atividades com a integração permanente deste TRIO.

Para finalizar os trabalhos da Plenária no sábado, foi realizada a AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, com o propósito de buscar e medir o desempenho dos Conselhos Centrais, nas suas respectivas áreas de atuação e como o CMOR pode chegar mais perto das que estão com maiores dificuldades.
Todos apontaram:
Seus PONTOS FORTES
Seus PONTOS FRACOS
E deram SUGESTÕES para viabilizarem as mudanças necessárias esses próximos anos.

E assim as 19h3O foram encerradas as atividades da Plenária no sábado; no entanto, das 20h30 às 23h30 realizamos a reunião Ordinária do CMOR, com os Presidentes dos Conselhos Centrais e Diretoria do CMOR.

20160110_081926

Iniciamos o domingo , participando com a Comunidade, da Santa Missa, na Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, quando fomos muito bem acolhidos pelo Padre Marcos.

Após o café da manhã, apresentamos o CALENDÁRIO para atividades de 2016 e muitas DELIBERAÇÕES foram realizadas.

Pai da Csc Conceição Marques

Cfd João Marques

– Durante a Plenária , a Conferência Divino Espírito Santo, da cidade de Paudalho , da área do Conselho Central de Limoeiro veio convidar a todos, para participarem das atividades de aniversário da Conferência.
Dia 12.01.16 , a Conferência estará completando 126 anos, de atividades em prol dos menos favorecidos.

Tivemos também a alegria de receber o confrade João Marques da Silva (Sr. João Bodinho), como gosta de ser chamado, de 89 anos, pai da Consócia Conceição Marques, que parabenizou a todos por estarem juntos para ‘traçar ações para beneficiar os Pobres’ e também da alegria por fazer parte da família VICENTINA a mais de 50 anos.
Finalizou sua fala pedindo “Orações para sua querida filha, que vem passando por uma infinidade de

enfermidades”.20160110_121853

Às 12h3O foi encerrada a Plenária com uma Celebração à AMIZADE!

Agradecimento hiper mega especial

. Através dos Vicentinos Pernambucanos, meus Confrades e Consócias conterrâneos; agradeço as valiosas trocas de experiências com os vicentinos de todo país.

. À Consócia Emília Figueiró, presidente do CNB , seu modelo de Gestão, toda sua Diretoria (em especial a minha linda e amada Verinha e todos meus irmãos da ECAFO). Minha eterna paixão

. Ao meu/seu/nosso: Padre Alexandre Nahass Franco, por todo amor e carinho retratados nas suas inúmeras reflexões, motivações e dinâmicas , que realiza país a fora.

. Ao Padre Mizaél Poggioli, pelas provocações constantes através de seus livros temáticos.

. Ao SIM da atual Diretoria, em especial o SIM de nosso Assessor Espiritual, Padre José Moreira, por ter renovado seu compromisso em nos fazer pessoas melhores durante esses anos que virão, sempre fazendo-nos caminhar seguindo as pegadas de ‘São Vicente de Paulo e do confrade, Beato Antônio Frederico Ozanam!’

. Finalmente, a todas FAMÍLIAS ASSISTIDAS , razão de ser dessa Plenária e da SSVP de todo planeta.

 

Sônia Maria Cavalcanti

Presidente do Conselho Metropolitano de Olinda e Recife (CMOR)

 

20160110_123824

Diretoria do CMOR

2 comentários

  1. Joaquim Bernardino Leite

    Valeu muito apena, essa Plenária: Formativa, propositiva e avaliativa. Certamente, todos saimos melhores do que chegamos. Parabéns a Presidente que conseguiu reunir os 14 Conselhos Centrais.

  2. CONCEIÇÃO MARQUES

    UMA PLENÁRIA MUITO OBJETIVA QUE TRARÁ, SE DEUS QUISER, GRANDES RESULTADOS. PARABENIZO A CONSÓCIA PRESIDENTE PELA ORGANIZAÇÃO, E CARINHO COM QUE ACOLHEU E DIRIGIU ESSE EVENTO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *